terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Programa Educação Brasileira, produzido pela TV UNIVESP com participação da DRE G


Segue abaixo link do Programa Educação Brasileira, produzido pela TV UNIVESP



Educação Brasileira 185 - Elisa Tomoe Schlünzen, Anna Augusta de Oliveira, Rosimeiry Cardoso



O Programa Educação Brasileira 185, gravado em 19 de novembro de 2014, promoveu um debate sobre a Educação Inclusiva, articulando o trabalho da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, com os avanços da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

As práticas pedagógicas construidas na EMEF Célia Regina Andery Braga, Prof.ª e na EMEI CEU Irene M. Marques, Prof.ª foram evidenciadas e desencadearam discussões propositivas sobre  Educação Inclusiva.

O debate foi profundo e merece ser pauta de discussão e reflexão em diferentes espaços de formação. Dentre os diversos temas abordados no debate destacamos abaixo alguns aspectos da organização da RME que precisam ser potencializados, considerados e/ ou reorganizados, pois são fortes aliados na melhoria da qualidade da educação:


PPP – Projeto Político Pedagógico


Consideração do PPP como documento político/ideológico, que sistematiza intenções, quando discute, reflete e documenta as decisões coletivas que nortearão a organização da Unidade, desde os procedimentos de matrícula dos alunos até estratégias pedagógicas;


JEIF/Horário de Estudo Coletivo


Reconhecimento da importância do horário de estudo coletivo, a JEIF para problematização das “inquietações” que afligem diariamente os educadores.

O desafio de garantir o direito de aprendizagem a todos e compreender as diferenças dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, devem permear as temáticas de estudos definidas pelo grupo, onde a teoria é uma aliada à prática.


SAAI – Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão


Fortalecimento da ação regente da SAAI na oferta do atendimento educacional especializado no contraturno da classe comum e principalmente na articulação e atuação colaborativa com os profissionais do ensino regular. 



Parabéns aos profissionais destas Unidades Educacionais que autorizaram e participaram da gravação, dando publicidade aos seus percursos de experiências exitosas na construção de uma escola de qualidade para todos os alunos!

A história da “educação inclusiva” não “é”, nem ao menos “será” ela está sendo construída por meio das experiências dos profissionais no interior das escolas!
              Notas sobre a experiência e o saber de experiência/ Jorge Larrosa Bondía


Por Equipe CEFAI/DRE-G

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