CURSOS

Cursos especializados em Educação Especial na DRE Guaianases

Formações oferecem conhecimentos teóricos e práticos para aperfeiçoar a aprendizagem e o desenvolvimento.


educacao_especial_740_x_430.jpg



A Diretoria Regional de Educação de Guaianases (DRE-G), juntamente com a Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) e o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), estão realizando uma série de cursos especializados em Educação Especial.

Informática Acessível para Alunos com Deficiência e Autismo no Ambiente Escolar - Este curso tem como finalidade proporcionar aos educadores conhecer os recursos técnicos de acessibilidade para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Serão oferecidas 60 vagas com carga horária de 16 horas.

A Escola da Diferença – O curso pretende despertar nos educadores a sensibilidade da equipe escolar quanto à importância da organização das Unidades Educacionais para atenderem a singularidade dos alunos como algo natural. Serão oferecidas 60 vagas com carga horária de 30 horas.

Educação Especial: avanços e desafios – O curso tem como finalidade proporcionar aos educadores informações sobre as demandas administrativas da Educação, funcionamento e gerenciamento dos serviços de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino. Serão oferecidas 50 vagas com carga horária de 15 horas.

Construindo a mediação pedagógica para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - Este curso optativo proporcionará aos educadores que atuam na Rede Municipal de Ensino, um estudo teórico potencializando o olhar docente para identificar necessidades específicas dos alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), contribuindo para um ensino de qualidade. Serão oferecidas 70 vagas com carga horária de 16 horas.

Cineclube/ DRE Guaianases – Conhecendo as Deficiências e o Autismo – O curso tem a intenção de promover a reflexão da Educação como “Direito Humano” compreendendo o cinema como possibilidade de formação, por meio do conhecimento teórico e prático em relação às deficiências e ao Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Serão oferecidas 100 vagas com carga horária de 12 horas.
Informações sobre local e inscrições, clique aqui.

Saberes e Práticas da Deficiência Visual. O curso visa difundir os saberes e práticas da Educação Especial na área da deficiência visual e favorecer reflexões sobre as diferentes formas de aprender e ensinar na escola para todos. Serão oferecidas 25 vagas com carga horária de 15 horas. 
Informações sobre local e inscrições, clique aqui.

O Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil.  O curso favorecerá as práticas que garantem o direito de participação das crianças com deficiência, TGD e Altas Habilidades/Superdotação. Serão oferecidas 80 vagas -com carga horária de 30 horas.
Informações sobre local e inscrições, clique aqui.

O Atendimento  Educacional Especializado na SAAI.  O curso tem como objetivo oferecer diretrizes para a organização  e aprimoramento do trabalho das SAAIs. Serão oferecidas 100 vagas com carga horária de 36 horas.
Informações sobre local e inscrições, clique aqui.

Deficiência física no contexto escolar I. O curso visa apresentar conteúdos sobre a constituição do aparelho locomotor e as causas da deficiência física, assim como a preparação da escola para receber a criança com esta deficiência. Serão oferecidas 40 vagas com carga horária de 12 horas.
Informações sobre o local e inscrições, clique aqui.

Gestão de Políticas Públicas em Educação Especial.  O curso proporcionará a reflexão sobre o conceito de escola e educação inclusiva. Serão oferecidas 40 vagas com carga horária de 12 horas.
Informações sobre o local e inscrições, clique aqui.




Fonte:http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br//Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/Cursos-especializados-em-Educacao-Especial-na-DRE-Guaianases

7 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de agradecer a toda equipe do Cefai - DRE -Guaianases, por poder participar de um dos cursos oferecidos durante este ano. Foram vários encontros que enriqueceram meu conhecimento sobre as múltiplas deficiências e com certeza irá refletir diretamente sobre minha prática pedagógica. Parabéns à todos envolvidos nesse projeto e que continuem assim, multiplicando os saberes e proporcionando momentos tão prazerosos. Beijos. Prof° Eliane Barretto _ Cei Jocelyne Guimarães Fernandes de Mello.

Unknown disse...

É maravilhoso ter a oportunidade de estar trocando experiências com outros profissionais e esses cursos tem nos proporcionado esses grandes momentos. O curso "A Escola da Diferença" nos enriqueceu com suas dinâmicas, relatos e estudos de casos, nos gabaritando nos desafios do dia a dia. Obrigada, meninas pela oportunidade. Beijos! Cristiane Amaral (EMEF Célia Regina Andery Braga).

Unknown disse...

Participei de todos os encontros e pude ampliar meus conhecimentos através dos assuntos abordados, conhecendo, aprimorando e conduzindo melhor minha didática enquanto professora. Só tenho a agradecer a todas as professoras que nos presentearam com tamanho gabarito, acrescentando mais e mais a vontade de fazer parte da Escola da Diferença! Muito obrigada! Ana - Emef Prof. Antônio D'Avila.

Unknown disse...

Participei de todos os encontros e pude ampliar meus conhecimentos através dos assuntos abordados, conhecendo, aprimorando e conduzindo melhor minha didática enquanto professora. Só tenho a agradecer a todas as professoras que nos presentearam com tamanho gabarito, acrescentando mais e mais a vontade de fazer parte da Escola da Diferença! Muito obrigada! Ana - Emef Prof. Antônio D'Avila.

Unknown disse...

Gostaria de Parabenizar pelo maravilhoso curso " A escola da diferença" que nos proporcionou a troca de experiências e o conhecimento para aperfeiçoarmos nossa prática em sala de aula! O curso foi excelente, Parabéns pela dedicação da equipe do cefai destacando a excelente organização do curso. Obrigado! !Ester Galdino ( EMEF Helina Coutinho Lourenço Alves)

Sandra Izis disse...

Quero agradecer toda a equipe do CEFAI por dar-nos a oportunidade de participar do curso"A ESCOLA DA DIFERENÇA",pois temos a certeza que este curso fez a DIFERENÇA na formação profissional de todos os participantes e que, com certeza, fará a DIFERENÇA na vida escolar de nossos meninos e meninas atendidos em nossas Unidades Educacionais.Sandra Izis (EMEF CAIO SÉRGIO)

Ana Paula Viana Costa disse...

Olá,sou prof. Ana Paula Viana Costa,gostaria de relatar a minha experiência com relação ao curso Escola da Diferença ao qual fui contemplada, pois o mesmo muito contribuiu para as minhas práticas na EMEF maria Aparecida do Nascimento.