sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Educação Bilíngue

Projeto - Educação Bilíngue

O nosso objetivo é que as crianças surdas que necessitam de aprendizagem de LIBRAS cresçam bilíngues.
A decisão pela “Educação Bilíngue” é um estudo de caso com  família, saúde e educação.


A PAAI  Claudia  Pires defende o direito das pessoas surdas à  Educação Bilíngue

Ações
  • Formação às equipes das Unidades, sobre o bilinguismo, em horário de estudo coletivo e  de reunião pedagógica;
  • Cursos;
  • Contratação de Instrutor, para realizar atividades de LIBRAS com alunos, pais e funcionários;  
  • Contratação de Intérprete de LIBRAS, para as salas de aula com alunos surdos com domínio de LIBRAS;
  • Organização da SAAI na perspectiva do Atendimento Educacional Especial Bilíngue.


O mês de setembro de 2014 ficará marcado na história da Educação Bilíngue em Guaianases, pois pela primeira vez uma instrutora surda trabalha em nossas escolas.


A instrutora Sônia Regina do Nascimento assina contrato com o CEFAI/DRE-G


 “A aquisição da língua de sinais pelas crianças surdas, filhas de pais ouvintes, poderá ocorrer na interação com adultos surdos que as insiram no funcionamento linguístico da língua de sinais, por meio de atividades discursivas que envolvam o seu uso, como diálogos, relatos de histórias, isto é, em atividades semelhantes às vivenciadas por crianças ouvintes ou surdas, de pais surdos, na interação com os pais. A interação com adultos surdos será propiciada pela escola que conte com professores e profissionais surdos usuários da língua de sinais, de professores ouvintes, que a usem na comunicação e no desenvolvimento do conteúdo programático”.
(PEREIRA, Maria Cristina da Cunha; VIEIRA, Maria Inês da Silva. BILINGUISMO E EDUCAÇÃO DE SURDOS, DERDIC.PUC/SP)


Ana Marcia, Sônia, Washington e Elisabete
Bene, Sônia e Pedro













“O fato de a escola contar com profissionais surdos torna possível, também e principalmente, a construção de identidades surdas por meio do acesso aos traços culturais da comunidade surda e da interação com modelos positivos de surdo adulto, com os quais os alunos poderão se identificar e desenvolver uma auto-imagem positiva de ser surdo e não de ser “não ouvinte” (Moura e Vieira, 2005).

Claudia Pires (PAAI),  Sônia Regina (instrutora) e Pedro Geraldo Testi 9 assessor de gabinete da DRE-G)

Márcia (PAAI), Sônia (instrutora, Edna (PAAI) e Cláudia (PAAI)


Consideramos importante a participação da gestão na implantação do Projeto Educação Bilíngue, por meio de diálogos constantes, da organização dos espaços e de materiais, do acolhimento dos alunos, de suas famílias e dos profissionais envolvidos na construção deste projeto.
Diretora Andreia
A PAAI Claudia apresentando o Projeto  Bilíngue 
Adriana - profª da SAAI de AEE Bilíngue
                       




EMEI Irene Manke Marques

Diretora da EMEI, Katia

Ana Lúcia, profª da SAAI










Nenhum comentário: