Curso
“O Atendimento Educacional Especializado
na Educação Infantil”
COMUNICADO Nº 06, DE 03 DE MARÇO DE 2015.
COMUNICADO Nº 06, DE 03 DE MARÇO DE 2015.
Diário Oficial da Cidade de São Paulo São
Paulo
17/03/2015 - p. 37
OBJETIVOS
- Favorecer práticas
que garantam o direito de participação das crianças com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento - TGD e Altas Habilidades/Superdotação
em todas as atividades do currículo da Educação infantil.
- Disseminar o
conhecimento da Educação Especial sobre o processo de ensino e aprendizagem das
crianças deficiências, TGD e Altas Habilidades/Superdotação.
- Refletir sobre a
sistematização dos registros avaliativos.
CRONOGRAMA
DATAS
07/04 - 07/05
- 08/06 - 31/08 - 03/09 - 01/10 - 05/11
HORÁRIO
13h30 às 17h30
LOCAL DE
REALIZAÇÃO DO CURSO
Auditório
do CEFAI/DRE-G (Rua Comandante Carlos Ruhl, 134)
Alguns momentos...
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – AEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PAUTA – 2º ENCONTRO – 07/05/2015
“Como professores, devemos acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário, não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação.”
Leo Buscaglia.
Objetivos:
- Discutir a respeito da Deficiência Intelectual, suas causas e principais síndromes;
- Promover estudo de caso, visando à reflexão coletiva acerca das possibilidades para atendimento aos alunos com deficiência intelectual na sala comum em articulação com o serviço da Educação Especial (AEE).
Conteúdos
- Deficiência intelectual: conceituação / causas;
- Principais Síndromes Genéticas;
- Deficiência Intelectual X Doença Mental;
- AEE na Educação Infantil;
- Estudo de caso / Registro / Avaliação.
Estratégias
- Dinâmicas;
- Apresentação expositiva e dialogada;
- Uso de vídeos.
III Encontro - AEE na Educação Infantil na área da
Deficiência Física
Leitura deleite: Tudo bem ser diferente...
Releitura do livro: Tudo bem ser diferente...
Características, causas e etiologia da Deficiência Física
Dinâmica em Grupo:
Alguns informes...
Sugestões de filmes, materiais e recursos...
Estudo de Caso: Passaporte Para Comunicação
Alguns momentos...
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – AEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PAUTA – 2º ENCONTRO – 07/05/2015
“Como professores, devemos acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário, não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação.”
Leo Buscaglia.
Objetivos:
- Discutir a respeito da Deficiência Intelectual, suas causas e principais síndromes;
- Promover estudo de caso, visando à reflexão coletiva acerca das possibilidades para atendimento aos alunos com deficiência intelectual na sala comum em articulação com o serviço da Educação Especial (AEE).
Conteúdos
- Deficiência intelectual: conceituação / causas;
- Principais Síndromes Genéticas;
- Deficiência Intelectual X Doença Mental;
- AEE na Educação Infantil;
- Estudo de caso / Registro / Avaliação.
Estratégias
- Dinâmicas;
- Apresentação expositiva e dialogada;
- Uso de vídeos.
III Encontro - AEE na Educação Infantil na área da
Deficiência Física
Leitura deleite: Tudo bem ser diferente...
Releitura do livro: Tudo bem ser diferente...
Características, causas e etiologia da Deficiência Física
Dinâmica em Grupo:
Alguns informes...
Sugestões de filmes, materiais e recursos...
Manuseando materiais...
Estudo de Caso: Passaporte Para Comunicação
IV
ENCONTRO - NORMATIVA
E INDICADORES
“Para
que a Educação Infantil seja um “locus” de vivência de múltiplas experiências e
diferentes linguagens, espaço privilegiado de socialização se faz necessária a
construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico centrado na criança.”
(Orientação Normativa)
·
Conhecendo
a normativa e os indicadores;
·
Reflexões.
V
Encontro
Transtornos
Globais do Desenvolvimento - Autismo
·
Conhecendo
o autismo;
·
Estudo
de caso;
·
Apresentação
dos grupos.
VI
Encontro: Deficiência
Múltipla
“Para a pessoa com deficiência múltipla é
importante que sejam
reconhecidas as suas necessidades e potencialidades.”
·
Conhecendo a Deficiência Múltipla;
·
Construção do passaporte de
comunicação;
·
Apresentação dos grupos.
VI Encontro: Deficiência Visual
Atividade: Sentindo na pele...
7 comentários:
Participar deste curso foi um privilégio para mim. Através dele, pude aprender novas maneiras de trabalhar e principalmente a ter novos olhares quando o assunto é educação inclusiva. Em nossa profissão, a pesquisa e diálogo com outros profissionais não devem nunca parar.
Olá, boa tarde.
O curso oportunizou momentos de partilha e aprendizagens acerca da Educação Inclusiva na Ed. Infantil sendo esta discussão extremamente necessária considerando as especificidades no contexto das infâncias. Para que tal atendimento aconteça o profissional da Ed. Infantil enquanto educador de crianças pequenas precisa acreditar nas crianças como potentes, autoras e capazes, conhecendo as suas necessidades e buscando estratégias que ampliem as experiências das mesmas.
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, um dos documentos que estudamos e discutimos no curso aponta diversos indicadores que visam a garantia da qualidade no atendimento às criança, suas famílias e comunidade para tanto faz-se necessário estabelecer uma relação dialógica com todos os envolvidos nesse processo.
Durante todo o curso fomos provocados a repensar e (re)avaliar nossas práticas para que todas garantam o direito de participação das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento - TGD e Altas Habilidades/Superdotação. As dinâmicas e atividades realizadas pela equipe de CEFAI ampliaram nosso olhar para as possibilidades no trabalho pedagógico para que em nosso cotidiano todas as crianças sejam atendidas em suas singularidades numa perspectiva inclusiva.
Parabenizo a todos os envolvidos pelo curso realizado e sugiro que o mesmo seja ofertado aos demais profissionais da Ed. Infantil no próximo ano, pois essa discussão precisa ser contínua.
Atenciosamente, Laís Vilela.
Olá, boa tarde.
O curso oportunizou momentos de partilha e aprendizagens acerca da Educação Inclusiva na Ed. Infantil sendo esta discussão extremamente necessária considerando as especificidades no contexto das infâncias. Para que tal atendimento aconteça o profissional da Ed. Infantil enquanto educador de crianças pequenas precisa acreditar nas crianças como potentes, autoras e capazes, conhecendo as suas necessidades e buscando estratégias que ampliem as experiências das mesmas.
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, um dos documentos que estudamos e discutimos no curso aponta diversos indicadores que visam a garantia da qualidade no atendimento às criança, suas famílias e comunidade para tanto faz-se necessário estabelecer uma relação dialógica com todos os envolvidos nesse processo.
Durante todo o curso fomos provocados a repensar e (re)avaliar nossas práticas para que todas garantam o direito de participação das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento - TGD e Altas Habilidades/Superdotação. As dinâmicas e atividades realizadas pela equipe de CEFAI ampliaram nosso olhar para as possibilidades no trabalho pedagógico para que em nosso cotidiano todas as crianças sejam atendidas em suas singularidades numa perspectiva inclusiva.
Parabenizo a todos os envolvidos pelo curso realizado e sugiro que o mesmo seja ofertado aos demais profissionais da Ed. Infantil no próximo ano, pois essa discussão precisa ser contínua.
Atenciosamente, Laís Vilela.
Olá! Eu sou a Cristina da Cruz Silva e primeiramente gostaria de parabenizar a equipe do Cefai pelo curso realizado.
O curso contribuiu muito para minha formação profissional e pessoal também. Todos nós somos deficientes. Precisamos parar de rotular e se preocupar mais com o processo de ensino aprendizagem.
Laudo, CID tudo isso é irrelevante quando o foco é a criança.
Formação de professores – AEE na Educação Infantil.
Esse momento de formação forneceu possibilidades para reflexão e troca de experiências, além de possibilitar o conhecimento sobre a diversidade de possibilidades dentro do AEE.
Conhecer sobre o atendimento aos alunos surdos e a oferta da língua de sinais, as possibilidades e recursos viáveis as crianças cegas e como estabelecer comunicação com crianças que não falam ou tem a fala gravemente prejudicada por problemas neurológicos contribui de forma significativa para elaboração das metas, percursos e materiais a serem utilizados.
Muito mais que teoria esteve envolvido em todos os encontros, a pratica e a reflexão sobre a mesma permearam os diálogos.
Entender sobre as síndromes mais recorrentes e como as atividades concretas podem fazer a diferença tras um novo olhar no trabalho não só das crianças com deficiência mas também de todo o grupo.
O autismo é outro desafio e embora exista características próprias muito bem abordadas entre as falas e relatos fico com a certeza da singularidade e da necessidade da construção de um caminho construído a cada dia.
As Orientações Normativas também estiveram presentes e o olhar sobre a pratica avaliativa como a construção de um documento descritivo que acompanha a criança em uma perspectiva formativa que possibilita a reconstrução das praticas nos instiga a penar em como avaliamos todas as nossas crianças com ou sem de deficiência.
Fica meu agradecimento e o desejo de continuarmos trabalhando juntos.
Cristiane Martins Soares
E.M.E.I Profª ” Helena Lopes Santana da Silva”
A Educação Infantil primeira etapa da educação básica visa o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos cognitivos, social, emocional, histórico e cultural.
Neste sentido o curso oferecido pelo CEFAI " O atendimento educacional especializado na educação infantil" foi ao encontro desses objetivos acima citados ,como também, oportunizou trocas de experiências entre os pares, favorecendo o aumento de repertório no tocante á criança com deficiência.
O curso contribuiu para uma reflexão mais profunda sobre a dignidade humana, o respeito a diversidade e as especificidades de cada um, pois todos são sujeitos de direitos e devem viver a infância com equidade e plena felicidade.
Portanto, o educador baseado nos princípios éticos, estéticos e políticos deve atuar de maneira a privilegiar a inclusão de "todos" e garantir a todos os meninos e meninas uma educação de qualidade , devendo direcionar suas ações de acordo com as especifidades de cada um, trabalhar em conjunto, garantindo assim uma escola inclusiva e democrática.
O curso oferecido aos professores e gestores da rede sobre a Educação Inclusiva foi de grande valia na contribuição da melhoria das práticas e vivências na escola. Elucidou pontos importantes, clareou as iedias, trouxe sugestões de práticas e confecções de materiais, assuntos pertinentes, principalmente aos professores que a cada ano trabalham com crianças com as diversas deficiências.
Essas formações deveriam ser extendidas a todos os funcionários da rede para a melhoria do atendimento a esses educandos, e para que cada vez mais a escola seja inclusiva e democrática.
Parabenizo toda a equipe pelo empenho e dedicação.
Rosana Alves Menegueti
EMEI Klaus Reinach
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