terça-feira, 15 de setembro de 2015

Festival Assim Vivemos


Festival Assim Vivemos

 


“Outro olhar” de Renata Sette/Brasil / 2014

 

Em 2015, o Festival Assim Vivemos chega à 7ª edição e traz um painel rico e plural das questões mais atuais e pertinentes que movem as pessoas com deficiência nas mais diferentes culturas.

Este ano o festival trouxe uma grande quantidade de filmes sobre pessoas com autismo, síndrome de Down e deficiência intelectual. Mas o grande tema deste ano, que norteia a maior parte dos filmes, é a autonomia, a possibilidade de uma vida com independência.

 Nesta 7a edição, serão exibidos 33 filmes de 20 países. O Brasil se destaca com sete filmes selecionados.

O Assim Vivemos tem a honra de ser o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braile) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). Quanto à acessibilidade física, o Centro Cultural Banco do Brasil tem sua arquitetura concebida para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Todas as sessões terão ENTRADA FRANCA e quatro sessões terão debates sobre autismo, ser artista, autonomia, imagem e estigma.

A lista dos filmes participantes e a programação completa está disponível no site www.assimvivemos.com.br .

7º edição do festival “Assim Vivemos”
São Paulo: 23 de setembro a 5 de outubro – CCBB – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro.  Outras informações: 
www.assimvivemos.com.br.



Destaques 


Marcelo

Duração: 13'
Diretor: Jéssica Lopes
Brasil / 2013
Por meio da mistura de sons e o silêncio, você conhecerá o universo sonoro de Marcelo – uma criança em fase de adaptação ao implante coclear.
Carmina – viva a diferença



Duração: 80'
Diretor: Sebastian Heinzel/Alemanha / 2014
"CARMINA – viva a diferença!" mostra um projeto internacional de dança absolutamente único. Mais de 300 pessoas, com e sem deficiência, tanto dançarinos profissionais quanto amadores, dançam a mundialmente famosa Carmina Burana, de Carl Orff. O tema central dessa empreitada – a inclusão – é um ponto contra o qual os participantes se rebelam repetidas vezes. Os alunos ‘normais’ do sexo masculino, particularmente, sentem dificuldades de manter contato com seus colegas com deficiência. Carmina acompanha o árduo processo de ensaios no qual os participantes são constantemente desafiados por uma equipe de exigentes e dedicados coreógrafos - Wolfgang Stange, Volker Eisenach and Royston Maldoom. 
A onda traz, o vento leva


Duração: 25'
Diretor: Gabriel Mascaro/Brasil / 2012
Rodrigo é surdo e trabalha numa equipadora instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambigüidade e dúvidas.
 Por Equipe CEFAI/ DRE-G

Nenhum comentário: