Projeto - Educação Bilíngue
O nosso objetivo é que as crianças surdas que necessitam de aprendizagem
de LIBRAS cresçam bilíngues.
A decisão pela “Educação Bilíngue” é um estudo de caso com família,
saúde e educação.
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A PAAI Claudia Pires defende o direito das pessoas surdas à Educação Bilíngue |
Ações
- Formação às equipes das Unidades, sobre o bilinguismo, em horário de estudo coletivo e de reunião pedagógica;
- Cursos;
- Contratação
de Instrutor, para realizar atividades de LIBRAS com alunos, pais e
funcionários;
- Contratação de Intérprete de LIBRAS, para as salas de aula com alunos surdos com
domínio de LIBRAS;
- Organização
da SAAI na perspectiva do Atendimento Educacional Especial Bilíngue.
O mês de setembro de 2014 ficará marcado na história da Educação Bilíngue em Guaianases, pois pela primeira vez uma
instrutora surda trabalha em nossas escolas.
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A instrutora Sônia Regina do Nascimento assina contrato com o CEFAI/DRE-G |
“A aquisição da língua de sinais pelas
crianças surdas, filhas de pais ouvintes, poderá ocorrer na interação com
adultos surdos que as insiram no funcionamento linguístico da língua de sinais,
por meio de atividades discursivas que envolvam o seu uso, como diálogos,
relatos de histórias, isto é, em atividades semelhantes às vivenciadas por
crianças ouvintes ou surdas, de pais surdos, na interação com os pais. A interação
com adultos surdos será propiciada pela escola que conte com professores e
profissionais surdos usuários da língua de sinais, de professores ouvintes, que
a usem na comunicação e no desenvolvimento do conteúdo programático”.
(PEREIRA, Maria Cristina da Cunha; VIEIRA, Maria Inês da Silva. BILINGUISMO
E EDUCAÇÃO DE SURDOS, DERDIC.PUC/SP)
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Ana Marcia, Sônia, Washington e Elisabete |
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Bene, Sônia e Pedro |
“O fato de a escola contar com profissionais surdos torna possível, também e principalmente, a construção de identidades surdas por meio do acesso aos traços culturais da comunidade surda e da interação com modelos positivos de surdo adulto, com os quais os alunos poderão se identificar e desenvolver uma auto-imagem positiva de ser surdo e não de ser “não ouvinte” (Moura e Vieira, 2005).
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Claudia Pires (PAAI), Sônia Regina (instrutora) e Pedro Geraldo Testi 9 assessor de gabinete da DRE-G) |
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Márcia (PAAI), Sônia (instrutora, Edna (PAAI) e Cláudia (PAAI) |
Consideramos importante a participação da gestão na implantação do Projeto Educação Bilíngue, por meio de diálogos constantes, da organização dos espaços e de materiais, do acolhimento dos alunos, de suas famílias e dos profissionais envolvidos na construção deste projeto.
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Diretora Andreia |
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A PAAI Claudia apresentando o Projeto Bilíngue |
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Adriana - profª da SAAI de AEE Bilíngue |
EMEI Irene Manke Marques
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Diretora da EMEI, Katia |
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Ana Lúcia, profª da SAAI |
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