quinta-feira, 26 de março de 2015

Curso
 "A escola da diferença" 

COMUNICADO Nº 05, DE 03 DE MARÇO DE 2015.
Diário Oficial da Cidade de São Paulo São Paulo
18/03/2015 - p. 47


OBJETIVOS

- Sensibilizar a equipe escolar quanto à importância da organização das Unidades Educacionais atenderem a singularidade dos alunos;  
- Oferecer subsídios para práticas, ações pedagógicas, estratégias e intervenções inovadoras, para garantir ensino com qualidade dos estudantes com deficiência, TGD e Altas Habilidades/Superdotação nas Unidades Educacionais;
- Disseminar o conhecimento da Educação Especial sobre o processo de ensino e aprendizagem destes estudantes;
- Refletir sobre o direito de aprendizagem dos estudantes da Educação Especial, na perspectiva do “Programa Mais Educação São Paulo”, através de estudos de caso reflexivo e construção de materiais.


CRONOGRAMA

 DATAS 
 07/04 - 07/05 - 08/06 - 31/08 - 03/09 - 01/10 - 05/11

HORÁRIO
 8h00 às 12h00


LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

Auditório do CEFAI-DRE-G - (Rua Comandante Carlos Ruhl, 134)


OBS.:Curso em horário de trabalho, para 1 (um) professor de cada Unidade Educacional de Ensino Fundamental (EMEF, CIEJA e EMEFM), preferencialmente aos professores dos Ciclo Insterdisciplinar e Autoral,  que atuem com alunos com deficiência, autismo ou altas habilidades/superdotação.
Data: 07/04/2015
Alguns momentos...
Dialogando sobre a deficiência intelectual
 

 



Leitura do texto: Dani, o disbiciclético



Conhecendo um pouco mais sobre as causas da deficiência intelectual  



 



Conhecendo algumas síndromes com comprometimento intelectual








Alguns mitos da deficiência intelectual




Dinâmica: Sentindo na pele



Atividade em grupo:
 










Sorteio de brindes




Conhecendo a Deficiência Física 








Discussão em grupo e proposições...




Dialongando sobre o TGD-Autismo

Conceito, Classificação, CID, Causas , Caracteristicas mitos e verdades...
Abordagens TEACH, ABA, PEC'S, Psicanalística...
Facilitadores e Dificultadores da Inclusão



Apresentação da Pauta em forma de Rotina...
























 



Conhecendo a legislação que norteiam as ações que as unidades escolares precisam desenvolver para atender os estudantes com autismo...





Dialogando sobre o Ciclo Autoral


Relato de Prática da EMEF Madre Joana Angélica de Jesus









Subsídios teóricos sobre TCA












Dialogando sobre os TCAs nas Unidades Educacionais












Agradecimentos pelas contribuições da EMEF Madre Joana e Supervisora Lucimeire...


PAAI Bete, POIE Edson, CP Ana Paula, PAAI Marcinha

Supervisora Lucimeire, PAAI Bete e Marcinha


Conhecendo a Deficiência Visual




Atividade de Sensibilização




















Deficiência Múltipla
Dialogando sobre conceituação da deficiência e causas; Comunicação e Recursos como calendário de antecipação e objeto de referência








Dinâmica: Sentindo na pele








Atividade em grupo: Construir  um recurso para o acesso ao currículo para a criança com deficiência múltipla







Apresentando os trabalhos...





Vídeo: Surdocego assistindo o jogo da copa




Altas Habilidades/Superdotação



Dialogando e refletindo sobre  a temática, à luz da legislação e literaturas pertinentes




Escala de características: momento de reflexão... 







AEE na área da surdez




Dinâmica: Leitura deleite em LIBRAS 
" História em ão e inha de Ivan Angelo".



Dialogando sobre as  causas, etiologia e características da pessoa com surdez




Cantando em LIBRAS: Os doze anjos da guarda de Leci Brandão








Sorteio do Livro: Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer? de  Maria Teresa Eglér Mantoan



Reflexão: Achou estranho? Então vamos ver a utilidade de cada um deles










Participantes  do curso: Escola da Diferença




Por Equipe CEFAI DRE-G

13 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de destacar que desde o início de minha carreira no magistério participei de vários cursos de capacitação, buscando sempre aperfeiçoar a prática. É evidente que somente a graduação não é suficiente, precisamos nos atualizar sempre, neste sentido acredito que estou fazendo a minha parte. Quando passei a receber aluna/os com deficiência, percebi que não estava preparado para trabalhar com esse público, mas por outro lado senti a necessidade de buscar informação, qualificação e mudar minha postura. O curso a escola da diferença contribuiu sobremaneira para preencher inúmeras lacunas existentes entre a teoria e a prática, o formato e o método do curso, em que os participantes puderam vivenciar as deficiências foi bastante significante. A minha maior dificuldade era em saber se as atividades que eu passava para os estudantes com deficiência eram de fato significativas, não sabia ao certo se estava se estava incluído ou acolhendo. Hoje não tenho dúvida que os meus alunos estão de fato sendo inclusos no processo de ensino aprendizagem.

Projeto de Comunicação - Rádio disse...

Tão bom rever esses momentos do curso que têm contribuído tanto para a minha formação.
Cheguei ao curso meio incerta do que esperar e como fui surpreendida com cada um dos encontros. Para mim foi tudo novo, pois não deve ser novidade para ninguem o quanto há uma defasagem da abordagem da educaçao "especial" na formação do professor, desde a sua graduaçao, daí a relevância de um curso como esse da "Escola da Diferença" e de oportunidades como essas de nos debruçarmos sobre o tema, compartilharmos experiencias e até angustias, mas, principalmente, buscarmos juntos caminhos para lidarmos com as diferenças tao comum a todos nós, afinal todos somos diferentes! E essa foi uma das maiores lições que aprendi.
Em tudo isso, tenho que destacar os momentos dedicados aos estudos de caso, que foram nossa grande oportunidade de trabalharmos com casos reais, sairmos do plano das ideias e encontrarmos caminhos que nos levassem a uma pratica mais efetiva e eficaz, que nos apontassem para aquilo que ansiamos tanto saber: como lidar com as especificidades buscando reforçar as potencialidades de cada um.
Enfim, só tenho que agradecer a oportunidade e tanta informaçao boa compartilhada com tanta generosidade e paciencia. Muito obrigada!
Fernanda Braga

Ana Paula V. Costa disse...

Sou professora Ana paula Viana Costa,trabalho na EMEF Prof. Maria Aparecida do Nascimento,Participar do curso "A Escola da Diferença" contribuiu para ampliar meus conhecimentos quanto as limitações referentes, não só relacionado com as deficiências e suas especificidades,mas para contribuir com a minha prática no cotidiano escolar. Acredito ser muito relevante a multiplicação dessa formação, com o intuito de levar pra escola diferentes possibilidades de acolhimento aos alunos com deficiências, saber como agir, os cuidados destinados quanto ao tratamento e ao mobiliário, bem como a postura e ao trabalho realizado pela escola e pela equipe escolar.

Unknown disse...

Curso maravilhoso que acrescentou muito na minha prática,também me deu tranquilidade pois tive a certeza que trabalho da maneira certa mesmo sem nunca ter tido formação específica para isso.
Gostaria que no ano que vem dessem continuidade a esse curso, para ampliarmos mais ainda o nosso conhecimento.
Agradeço a todas as professoras.
Professora Juliana Salomão Emef João Ribeiro de Barros.

Unknown disse...

O curso "A Escola da Diferença" contribuiu de forma significativa para a minha formação, enquanto educadora da sala regular. Nesse sentido, pude compreender sobre algumas deficiências e síndromes, seus acometimentos e principalmente, como lidar e trabalhar com esse aluno na sala regular.
Este curso promoveu grandes discussões e reflexões acerca da importância do trabalho do professor com esses alunos. E além disso, me instigou a ir em busca de outros cursos que tratem sobre inclusão.

Julia M. G. Souza

Renata SC disse...

O curso “a escola da diferença” trouxe novos olhares para o aluno com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação, durante o curso foi apresentada a legislação que envolve todo o atendimento dos nossos alunos, abordou a cada encontro um tipo de deficiência, ampliando o conhecimento das mesmas e sensibilizando para percepção das dificuldades possíveis dos alunos. Possibilitou a clareza da necessidade e da importância desses alunos estarem frequentando a escola regular, comum a todos, que atende toda a diversidade. É muito importante trabalhar pelo sucesso da inclusão, respeitando cada um, contribuindo para que nossos alunos possam aproveitar de todos os recursos disponíveis na sociedade e que possam viver da melhor forma possível.

Elisabete disse...

Caros cursistas,

Um imenso prazer trilhar este percurso formativo com todos vocês. Esperamos ter contribuído com a prática de todos e que estes conhecimentos sejam disseminados, por vocês, no contexto educacional.

Contamos com todos para a construção da escola inclusiva. Contem sempre conosco neste processo.

Att,

Bete e Marcinha.

Unknown disse...

Foi um prazer participar desse curso ao longo do ano... Toda reflexão propiciada pela formação abre o olhar do docente e o faz enxergar novos horizontes... Vivemos num tempo em transição de paradigmas, onde há uma linha tênue entre inclusão e integração... Momentos de formação são importantes para nos fazer enxergar onde estamos e onde devemos chegar... Que DEUS nos ilumine e nos guie nessa jornada árdua, mas totalmente possível, que é a construção de uma escola para todos.. GRATA... Márcia Cardoso

CREUSA RUIZ disse...

A Escola da diferença

Atualmente, encontramos muitos professores, que como eu, temem receber em suas salas
de aula alunos com necessidades educacionais especiais, julgando não estarmos preparados para atuarmos em salas tão heterogêneas. A partir desse curso, “ A escola da diferença” que nos foi proporcionado pelo CEFAI-GUAIANASES, penso ser fundamental que tenhamos atitudes mais pró-ativas com relação às situações que vivenciamos no contexto escolar.

Após as leituras, discussões e realizações das atividades relacionamos e nos apropriamos de
conceitos que norteiam a inclusão na escola, na perspectiva de compreender o ser com suas particularidades e direitos, possibilitando aprimorar o nosso olhar. Tivemos também a oportunidade de refletir sobre o assunto de forma mais madura e dialética,revendo as nossa ações para uma mudanças de pensamento na perspectiva de contribuir na nossa prática pedagógica,

Essas experiências iniciais constituíram o ponto de partida de um longo caminho e de um acervo significativo de estudos e de trabalhos práticos que evoluem continuamente, na busca de soluções para atender cada vez melhor aos problemas emergentes das nossas escolas.

creusa ruiz disse...

A Escola da diferença

Atualmente, encontramos muitos professores, que como eu, temem receber em suas salas
de aula alunos com necessidades educacionais especiais, julgando não estarmos preparados para atuarmos em salas tão heterogêneas. A partir desse curso, “ A escola da diferença” que nos foi proporcionado pelo CEFAI-GUAIANASES, penso ser fundamental que tenhamos atitudes mais pró-ativas com relação às situações que vivenciamos no contexto escolar.

Após as leituras, discussões e realizações das atividades relacionamos e nos apropriamos de
conceitos que norteiam a inclusão na escola, na perspectiva de compreender o ser com suas particularidades e direitos, possibilitando aprimorar o nosso olhar. Tivemos também a oportunidade de refletir sobre o assunto de forma mais madura e dialética,revendo as nossa ações para uma mudanças de pensamento na perspectiva de contribuir na nossa prática pedagógica,

Essas experiências iniciais constituíram o ponto de partida de um longo caminho e de um acervo significativo de estudos e de trabalhos práticos que evoluem continuamente, na busca de soluções para atender cada vez melhor aos problemas emergentes das nossas escolas.

EDILENY PANZA disse...

Não devemos nos esquecer que a escola é um espaço onde o cruzamento de culturas e saberes é diário! Somos seres únicos trabalhando com alunos únicos com dificuldades e potencialidades também únicas e diante de tantas diferenças faz-se necessárias mudanças de posturas, práticas e muita sabedoria para atender à tantas individualidades num mesmo contexto.
Diante do exposto, agradeço a iniciativa que muito ajuda quando se propõe a provocar nossas intenções diante do aluno real que frequenta nossa escola.
Toda a comunidade se enriquece intelectualmente quando privilegiamos a troca de experiências sem pudores e melindres.

Unknown disse...

Olá a todos!
O curso a Escola da Diferença foi maravilhoso e me fez ter um olhar diferenciado para cada tipo de deficiência abordado, a troca de experiência com os demais colegas sempre com sabedoria me fez entender qual necessidade cada criança necessita.
As leituras dos textos, as atividades em grupos foram ótimas.
Deveria ter mais cursos desses aberto para todos os professores.
A Equipe do CEFAI de Guaianazes está de parabéns pelo ótimo trabaho.

ANA PAULA disse...

Caros colegas,

Este curso veio reafirmar a importância da participação de diferentes profissionais da escola em formações sobre a educação na perspectiva inclusiva.
A escola pública recebe crianças, jovens e adultos das mais variadas identidades culturais e sociais, portanto precisamos quebrar com o paradgma do "aluno perfeito" e das turmas homogêneas. É necessário um olhar para a realidade vivenciada para que o planejamento e as estratégias de ensino compostas no currículo escolar sejam coerentes.
Dar pistas de como realizar este trabalho em turmas regulares que possuem alunos com deficiência, TGD e altas habilidades/superdotação, enriquecem o fazer pedagógico e contribuem com mais um passo rumo à verdadeira inclusão.

Att

Ana Paula