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- A AÇÃO COORDENADORA NA ESCOLA INCLUSIVA: TRANSTORNOS GLOBAIS DO
DESENVOLVIMENTO-AUTISMO
O último encontro do curso de Coordenadores
abordou o histórico e o conceito atual sobre TGD-TEA e as perspectivas
inclusivas do trabalho pedagógico na Unidade Educacional.
O diálogo objetivou potencializar o olhar da
ação coordenadora sobre a prática pedagógica no que se refere a identificar
competências comunicativas e a linguagem em prejuízo, superando as
estereotipias a partir da construção de significados. Tal mediação pedagógica
ocorre mediante área de interesse do aluno, bem como na adoção de parâmetros
individuais e flexíveis de avaliação e acesso ao currículo.
Posteriormente, assistimos ao vídeo do
médico Caio Abujabi, com esclarecimentos sobre o autismo e estudo de caso para
discussão nos grupos.
Dialogamos também sobre os recursos da
Tecnologia Assistiva, softwares de Comunicação Suplementar
Alternativa/Aumentativa (CSA), como possibilidade de comunicação para
autonomia.
Por
fim, fortalecemos a importância do Atendimento Educacional Especializado- AEE e
o Plano de Desenvolvimento Individual-PDI dos alunos com autismo mediante
estudo de caso, momento em que os coordenadores puderam resgatar as atribuições
dos profissionais da UE.
ALTAS
HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
Para conversar com os Coordenadores Pedagógicos sobre
altas habilidades/superdotação, contamos com a colaboração do João Bezerra da
Silva Júnior, Coordenador Pedagógico da RME e Mestre em Política e Gestão em
Educação – Na área de Altas Habilidades/Superdotação.
Destacamos alguns aspectos da explanação:
As características dos
superdotados e os problemas que podem apresentar;
Sobre a identificação,
apontou que é fundamental que o professor identifique os
alunos com altas habilidades/superdotação e enriqueça o trabalho com eles,
porém, somente o psicólogo e o psicopedagogo podem dar o laudo (equipe
multidisciplinar);
Ressaltou a
importância do Enriquecimento Curricular (intracurricular e extracurricular) e que este
tipo de atendimento possui 4 tipos de atividades:Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4
Ao final da formação, a Coordenadora do CEFAI,
Ana Marcia F. Gianezi, agradeceu o apoio do João e ressaltou que o CEFAI fará
avaliação dos alunos com suspeita de altas habilidades/superdotação, e que os
mesmos terão seu direito ao Atendimento Educacional Especializado garantido.
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