quarta-feira, 29 de abril de 2015

Seminário de lançamento do NAAPA: Desafios e Perspectivas


DATA: 14/04/2015

HORÁRIO: 8h às 17h

LOCAL DE REALIZAÇÃO: CEU Jambeiro

Edson Luis Amario, Diretor Regional de DRE-Guaianases
Adriana Watanabe, coordenadora do NAAPA, da SME

Equipe do NAAPA,  da DRE-Guaianases

Representantes da Rede de Proteção

Apresentação dos alunos, motivo de nossos trabalhos





Palestra: Educação para as relações étnico-raciais.

Formação às estagiárias do CEFAI

Objetivo da formação

Contribuir com o processo de formação inicial das estudantes de pedagogia, articulando conteúdos que são próprios do Ensino Regular e da Educação Especial na construção de uma escola inclusiva.

Cronograma
Datas: 17/04 - 18/05 - 25/06 - 01/07 - 01/09 - 07/10 - 23/11
Local: Auditório do CEFAI
Turma A: Para as estagiárias que atuam no período da manhã: 7h30 às 11h30
Turma B: Para as estagiárias que atuam no período da tarde: 13h30 às 17h30

Responsáveis pela formação: Elizeu, Simone e Márcia


Encontro de 17/04/2015

Pauta

Regras contratuais.
Palestra: Educação para as relações étnico-raciais.


Acompanhe alguns momentos 

Orientações sobre recesso e renovação de contratos, com Elizeu, do CEFAI

Esclarecimentos sobre regra contratuais com Fernando, do CIEE
Orientações sobre bolsa-estágio, com Cristina da DRE-G

PAAI Simone conversa sobre as questões pedagógicas


Palestra " Educação para as relações étnico-raciais", com Marcelo, da DOT-P

LIBRAS  com a PAAI Cláudia

Ana Marcia F. Gianezi
Coordenadora/CEFAI/DRE-G

Professores ingressantes são recebidos no Theatro Municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu, no dia 25 de abril, cerca de 3.700 professores recentemente nomeados e seus familiares num evento de boas-vindas. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), ocorreu em dois momentos no Theatro Municipal de São Paulo, às 17h e às 19h.
A abertura do encontro contou com a apresentação cultural do Ballet Stagium, com o espetáculo “Stagium Joaninha Juvenil”- encenado por jovens das escolas públicas da periferia de São Paulo.
Na sequência, o Secretário Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Antonio Pinto, foi o primeiro a se dirigir aos professores parabenizando os 800 cotistas que foram nomeados por meio da Lei Municipal de Cotas (Lei 15.939/2013). Na cerimônia, professores ingressantes representando as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) receberam dois volumes da síntese História Geral da África (HGA).
Representando os professores cotistas, a professora Kátia Cilene Paulino Ferreira discursou sobre a necessidade e a importância da Lei de Cotas. Ela afirmou que a sociedade brasileira, na figura do poder público, deve isto àqueles que foram segregados.
O Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, deu as boas-vindas aos educadores e disse que é fundamental que a sociedade aprenda com os erros e os preconceitos do passado, para construir um futuro melhor. “Não somos professores por falta de opção. Somos educadores por convicção”, completou o Secretário.
Depois de explorar lembranças de seus tempos de escola, o Prefeito Fernando Haddad ressaltou a importância do papel do professor na escola pública e orgulho de fazer parte dessa categoria. Haddad ainda comentou que sempre quando precisa preencher uma ficha que solicita a profissão faz questão de colocar professor.
Na plateia, Dinair de Assis Antunes, recém-nomeada Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, da EMEI Virgílio Távora (DRE Santo Amaro), contou que estava emocionada. “Chegar à Rede Municipal sempre foi um sonho. Sempre tive o desejo de trabalhar com Educação Infantil e quando surgiu a oportunidade de prestar o concurso me dediquei para que este sonho se realizasse. Estou feliz por compartilhar com os meninos e meninas da Rede Municipal a esperança por um mundo melhor”, disse Dinair.
Encerrando o evento, o Coral Avançado do Instituto Bacarrelli, composto por ex-estudantes da Rede Municipal de Ensino sob a regência de Regina Kinjo, cantaram e dançaram músicas brasileiras, além de Bohemian Rhapsody, da banda Queen. Depois, o palco do Theatro Municipal foi tomado pelo ritmo, dança e canto do Grupo Uh-Batuk-Erê, da Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Esmeralda Salles Pereira Ramos, (DRE Jaçanã/Tremembé).

Professores representantes das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) – Fernanda Rodrigues (Butantã), Shirley Aparecida Santos (Campo Limpo), Ana Rosa Gonçalves Borges (Capela do Socorro), Marina Maniezo de Moraes (Freguesia do Ó), Maria Luiza Leandro da Silva de Santi (Ipiranga), Adriana Cristina de Brito Pereira (Penha), Paula Graziela do Nascimento (Santo Amaro), Simone dos Santos Catarina Mendes (Guaianases), Débora dos Santos Correia Mussugati (Itaquera), Vanessa Egídio Rodrigues Pinheiro (Jaçanã/Tremembé), Lizandra da Silva Gomes (São Miguel Paulista), Daiana Cristina Souto da Silva Oliveira (São Mateus) e Kátia Cilene Paulino Ferreira (representando os professores cotista).
História Geral da África – HGA – Editorial da UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade de São Carlos (UFSCAR). A coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.
Fonte: Portal/SME
A PAAI  Simone  foi a representante da DRE de Guaianases

Curso "Educação Especial: Avanços e Desafios"

Veja, abaixo, os slides disponibilizados pela formadora Ana Márcia F. Gianezi, durante o 1º encontro do curso. Veja, acima, o material do nosso 2º Encontro:

terça-feira, 28 de abril de 2015

Gestão de Políticas Públicas em Educação Especial - subsídios teóricos

Curso: Gestão de Políticas Públicas em Educação Especial

Curso Optativo
“Gestão de Políticas Públicas em Educação Especial”

COMUNICADO Nº 520, DE 02 DE ABRIL DE 2015.
Diário Oficial da Cidade de São Paulo São Paulo
03/04/2015 - p. 40


OBJETIVOS

- Socializar e problematizar, com os profissionais da educação, os desafios propostos à escola de ensino comum, que é incluir alunos com deficiências ou não.
- Articular reflexões para pensar a construção de um planejamento que vá ao encontro das necessidades dos alunos independentemente da quaisquer que sejam as condições física, social, emocional ou intelectual.


CRONOGRAMA

DATAS
Polo G/MP
28/04 - 05/05- 19/05


HORÁRIO
Turma A -08h00 às 12h00
Turma B -13h00 às 17h00


LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

Auditório do CEFAI/DRE-G (Rua Comandante Carlos Ruhl, 134)

 
1º Encontro com a formadora Sandra Batistão



Leitura compartilhada: "Escola e cidadania na era do desencanto", de Pablo Gentilli

DREs de Guaianases e São Miguel Paulista participam do curso








Equipe CEFAI



2º Encontro






 
3º Encontro









Agradecimentos...





Por Equipe CEFAI DRE-G

quinta-feira, 23 de abril de 2015

"Educação Especial: Avanços e Desafios"


O curso tem como finalidade proporcionar aos educadores informações sobre as demandas administrativas da Educação, funcionamento e gerenciamento dos serviços de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino. 



 Pauta

- Deficiência Visual: conceito/sistema eol

- Acesso: cadastro e matrícula

- Permanência:  mobilizações necessárias


Alguns momentos

 


 





Artigo - Mantoan

quarta-feira, 22 de abril de 2015

"A Política Nacional para a Educação Inclusiva: Avanços e Desafios"


O vídeo mostra a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com entrevistas de Maria Teresa Mantoan, Marcos Mazzota e Ulisses Araújo.


Curso Optativo
“Deficiência Física no Contexto Escolar”

COMUNICADO Nº 154, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2015.

Diário Oficial da Cidade de São Paulo São Paulo

14/02/2015 - p. 40


OBJETIVOS


- Apresentar conteúdos sobre a constituição do aparelho locomotor e as causas da deficiência física, discutindo a diferença entre os termos: paralisia, monoparesia, hemiparesia, tetraplegia, entre outros.
- Conhecer a classificação da deficiência e suas consequências para o desenvolvimento da criança, bem como a importância da preparação da escola para receber a criança com deficiência física.


CRONOGRAMA


DATAS

Polo G/MP
11/03 – 25/03 - 01/04


HORÁRIO

Turma A - 08h00 às 12h00
Turma B - 13h00 às 17h00


LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO


Auditório do CEFOR ( Centro de Formação da DRE/MP (Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 - Vila Jacuí)  

Curso
“O Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil”
COMUNICADO Nº 06, DE 03 DE MARÇO DE 2015.
Diário Oficial da Cidade de São Paulo São Paulo
17/03/2015 - p. 37


OBJETIVOS

- Favorecer práticas que garantam o direito de participação das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento - TGD e Altas Habilidades/Superdotação em todas as atividades do currículo da Educação infantil.
- Disseminar o conhecimento da Educação Especial sobre o processo de ensino e aprendizagem das crianças deficiências, TGD e Altas Habilidades/Superdotação.
- Refletir sobre a sistematização dos registros avaliativos.


CRONOGRAMA


DATAS
07/04 - 07/05 - 08/06 - 31/08 - 03/09 - 01/10 - 05/11


HORÁRIO
13h30 às 17h30


LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

Auditório do CEFAI/DRE-G (Rua Comandante Carlos Ruhl, 134)  


Alguns momentos...

















FORMAÇÃO DE PROFESSORES – AEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PAUTA – 2º ENCONTRO – 07/05/2015

Como professores, devemos acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário, não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação.”
 Leo Buscaglia.


Objetivos:
-  Discutir a respeito da Deficiência Intelectual, suas causas e principais síndromes;
- Promover estudo de caso, visando à reflexão coletiva acerca das possibilidades para atendimento aos alunos com deficiência intelectual na sala comum em articulação com o serviço da Educação Especial (AEE).

Conteúdos
-  Deficiência intelectual: conceituação / causas;
- Principais Síndromes Genéticas;
- Deficiência Intelectual X Doença Mental;
- AEE na Educação Infantil;
-  Estudo de caso / Registro / Avaliação.

Estratégias
- Dinâmicas;
- Apresentação expositiva e dialogada;

- Uso de vídeos.














III Encontro - AEE na Educação Infantil na área da
Deficiência Física

Leitura deleite: Tudo bem ser diferente...


Releitura do livro: Tudo bem ser diferente...
















Características, causas e etiologia da Deficiência Física


Dinâmica em Grupo:












                        

 Alguns informes...

Sugestões de filmes, materiais e recursos...






Manuseando materiais...









Estudo de Caso: Passaporte Para Comunicação





IV ENCONTRO - NORMATIVA E INDICADORES






“Para que a Educação Infantil seja um “locus” de vivência de múltiplas experiências e diferentes linguagens, espaço privilegiado de socialização se faz necessária a construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico centrado na criança.” (Orientação Normativa)


·         Conhecendo a normativa e os indicadores;
·         Reflexões.






 


 



V Encontro
Transtornos Globais do Desenvolvimento - Autismo


·         Conhecendo o autismo;
·         Estudo de caso;
·         Apresentação dos grupos.














VI Encontro: Deficiência Múltipla



“Para a pessoa com deficiência múltipla é importante que sejam reconhecidas as suas necessidades e potencialidades.”

·         Conhecendo a Deficiência Múltipla;
·         Construção do passaporte de comunicação;
·         Apresentação dos grupos.

















VI Encontro: Deficiência Visual


Atividade: Sentindo na pele...

















Dialogando sobre a deficiência visual: causa, etiologia e características






Encerramento do Curso...





Por Equipe CEFAI DRE-G